livre-se do stress

Guia prático que ajuda você a tomar decisões na hora certa, facilitando a tarefa de planejar sua mudança de endereço

Por Mádia Santos Borges, Diretora de criação na BG Arquitetura

Introdução

Toda mudança pressupõe sairmos de nossa zona de conforto. Sejamos sinceros: Mudar gera algum tipo de medo, angústia ou ansiedade, mesmo que estes sentimentos misturem-se com uma profunda alegria e felicidade. A mudança geralmente não é uma experiência fácil , mas é, certamente, uma ponte entre dois destinos extremamente  prazerosos. Tendo participado de mais de 1200 projetos de arquitetura nos nichos comercial e residencial e tendo acompanhado muitos clientes desde a escolha do imóvel até a colocação dos quadros nas paredes e objetos nas estantes, diria que o fundamental deste processo todo é fazer um bom planejamento para esta mudança.

Quanto menor o tempo em que a mudança irá ocorrer, mais ela exigirá que se saiba o que vai acontecer a cada dia. Se os planos forem de comprar um imóvel na planta, bem, daí o tempo será maior e, por consequência, a preparação irá se diluir ao longo de meses ou anos.

É comum as pessoas terem dúvidas como estas:

– Em quanto tempo eu estarei no meu novo endereço?

– Quando saberei o quanto irei gastar para me mudar de casa / apartamento / sede / escritório / consultório?

– Quais profissionais preciso para me orientar nas escolhas?

Para facilitar a vida de quem está pensando em mudar-se para um novo endereço, compartilharei algumas dicas práticas. Aí vão elas!

Liste tudo que vai com você

Papel e caneta na mão, ou listagem no computador, comece a elaborar uma lista de todos os elementos físicos que seguirão fazendo parte da sua vida:

– móveis

– equipamentos

– luminárias

– objetos decorativos

– tapetes e cortinas

– esquadrias (portas / janelas) especiais

– tampos e bancadas, metais e acessórios

Sugiro, neste momento, avaliar se estes objetos estão em bom estado. Nada de levar junto móveis danificados ao extremo ou atacados pelos cupins ou equipamentos que não funcionam. Pense que, se a idéia é retirar máquina de ar condicionado e móveis embutidos, estes devem estar em perfeito estado e sejam de excelente qualidade. Caso contrário, não valerá a pena os esforços de retirá-los e remontá-los.

Organize uma lista com todos eles, preferencialmente usando um código para cada um, acompanhado de fotos. A lista inicial precisa ser completada com um campo chamado medidas métricas. Serão aferidas a largura, a profundidade e a altura de cada item. Para os equipamentos, será importante anotar sua voltagem e sua potência.

Busque referências

Para que você comece a sonhar com algo materializável, sugiro investir um pouco do seu tempo para pesquisar e selecionar referências inspiradoras.

Selecionar imagens de  ambientes que você e seus sócios ou você e sua família curtem é uma forma de organizar as idéias e juntos poderem discutir  quais as que  satisfazem a maioria. Falo maioria, porque muitas vezes não serão unanimidades as ideias selecionadas. A não ser que você vá se mudar sozinho, nesta hora importa que cada um escolha seus ambientes preferidos, seus equipamentos ou peças que gostaria de ter.  O ideal é arquivar estas referências em uma pasta digital. Com o advento do Pinterest, eu não relutaria em utilizar este App para facilitar esta tarefa.

Ao meu ver, estes momentos de inspiração são extremamente prazerosos e “open minds”. Como diz um ditado popular, uma imagem vale mais que mil palavras!!!!

EXEMPLO

Exemplo de uma pesquisa feita no Pinterest. Digitar palavras-chave, relacionadas com o tema é uma excecelente forma de encontrar milhões de referências bacanas

Cerque-se de bons profissionais

Agora é hora, se ainda isto já não foi feito nas etapas anteriores, de contratar profissionais especializados. Quanto menos tempo você tiver, mais importante que os profissionais tenham muita expertise, entendam de estruturas, da mesma forma que entendam de gente! Precisam interpretar os anseios, as necessidades e os desejos do cliente com profissionalismo e assertividade. Nesta relação, lembre-se que eles  o ajudarão a cruzar a ponte entre dois momentos em sua vida. Logo, tirarão você de sua zona de conforto ao proporem novas idéias, apresentando novos conceitos de habitar.

Há profissionais mais experientes para atuar em obras comerciais e outros em obras residenciais. O profissional  do segmento comercial normalmente tem um perfil mais dinâmico e ágil, pois este tipo de mudança se dá em menor período de tempo que os projetos residenciais. No caso de um consultório médico, por exemplo, seu tempo de planejamento será abreviado se ele tiver conhecimento específico nas áreas médicas. No caso de uma loja, o profissional especializado em varejo e ponto-de-venda saberá atuar de forma muito mais linear e será capaz de propor caminhos mais curtos e objetivos, calcados em tendências atuais de exposição e vendas. A curva de conhecimento dos profissionais com expertise, sem dúvida, contribui para otimizar tempo e garantir rápidos e consistentes resultados.

O processo de projeto em ambos os segmentos, comercial e residencial, é dividido em etapas, onde a complexidade e detalhamento vão aumentando até o projeto estar totalmente concluído. Estudos, Anteprojeto, Projeto Executivo e Detalhamento de Obra e Mobiliário são as etapas mais usuais implantadas pelos profissionais em seus escritórios.

Ouça sempre as sugestões apresentadas, opte pela que mais lhe parecer coerente ao seu momento e as suas necessidades. Exija dos profissionais que tudo seja definido antes de iniciar a obra. Para tanto, peça um tempo para pensar, mas não protele as suas decisões!

Defina seu  budget

Para um bom e correto planejamento de uma obra, os custos precisam andar junto com as idéias e as decisões. É fundamental que seja exigido dos profissionais de projeto a aferição dos valores das sugestões propostas. Para evitar custos extras e/ou não apurados, é importante haver, no mínimo, dois momentos para checar o valor de cada item que compõe o projeto: a fase de Orçamentação Estimativa e a de Orçamentação Final.

Recomendamos que, à medida que o projeto evolua, a planilha de orçamentos estimativos seja montada e que as decisões de continuidade do processo estejam pautadas na idéia x seu valor . Para isto, o profissional elaborará as plantas provisórias, também chamadas de plantas de Anteprojeto. Estas, devem ser  já consistentes o bastante para que se disparem os orçamentos estimativos. Não se avança para etapa final sem a certeza de se ter condições de bancar o investimento. Se for preciso rever as escolhas, a hora é esta.

A Orçamentação Final  é feita após o encerramento do Projeto Executivo e dos Detalhamentos de Obra. É a checagem definitiva dos valores a serem investidos pelo cliente.

Um projeto bem definido e bem detalhado  é fundamental para evitar retrabalhos. Um projeto incipiente dará margem a interpretações equivocadas pelo pessoal executante da obra e muito conflito entre o Cliente e Contratado. E custo extra!

“Mãos à obra”

Projetos e Detalhamentos prontos, Orçamentos finais na mão,  é hora de partir para a materialização.

Antes disto, é importante lembrar que as ART´s (Anotação de Responsabilidade Técnica dos engenheiros ) e RRT´s (Registro de Responsabilidade Técnica dos Arquitetos  )  tem que estar pagas pelos profissionais contratados e constem nos documentos de obra juntamente com os projetos. Só podem assinar um termo de responsabilidade técnica os profissionais Arquitetos e/ou Engenheiros. Haverá sempre os responsáveis técnicos pelos Projetos (Arquitetura, Estrutural, Elétrico, Hidro-sanitário, de Proteção contra incêndio) e os responsáveis técnicos pela Obra Civil- Engenheiros ou Arquitetos. O cliente, sem estas garantias, poderá ter a sua obra interrompida pelos órgãos de fiscalização e poderá pagar multa pelo não cumprimento dos pressupostos de uma liberação de obra.

Ao contratar o responsável pela obra, o cliente deverá exigir o Cronograma de Obra com os prazos de cada etapa bem definidos. Este, pela nossa experiência, deverá ser parte do contrato a ser firmado com o Executor da obra. Obra sem cronograma é obra sem planejamento claro. Mesmo que haja contratempos, o Executor terá que ir apurando seu avanço semanalmente e ajustando seu cronograma para que se cumpra o prazo acordado entre as partes.

Os  profissionais responsáveis  pelos projetos, se contratados para Fiscalizar a obra, devem receber o cronograma e programarem as suas Visitas de Fiscalização com base na evolução dos serviços. Nestas visitas, checarão e validarão a fidelidade dos serviços executados.

Preparativos Finais

Chegou o momento da obra acabar e você trocar definitivamente de endereço. Neste momento, você passará novamente a ser o protagonista do processo, pois a  reta final de ter a posse efetiva e afetiva do seu novo espaço está chegando. Hora de planejar a mudança das peças mais delicadas e dos pequenos objetos de uso pessoal. Hora de trocar o endereço das mensagens de seu e-mail, transferir sua linha telefônica, estar de posse de seu novo cartão de visitas.

Existem profissionais que podem continuar auxiliando nesta tarefa. Está muito em alta a ajuda dos “Personal Organizers”, tanto em residências quanto em espaços comerciais. O Decorador também é um profissional que pode estar arrolado na equipe e que contribuirá bastante, principalmente nas reformas residenciais. A ajuda sempre será bem-vinda nesta hora, espontânea ou de empresas ou profissionais,  para carregar os seus pertences, fazer a limpeza fina, instalar máquinas e equipamentos. Esta reta final poderá ou não ser cansativa. Dependerá muito de seu perfil e sua capacidade e recurso de delegar estas tarefas.

Tudo pronto? Hora de curtir a conquista!

Você planejou tudo tão bem, este momento merece uma celebração! Com a verba que sobrou, convide seus amigos e/ou seus clientes para conhecerem seu novo local de trabalho ou sua nova moradia.

Você ainda tem dúvidas de como escolher sua moradia ideal? Você sabe as vantagens de comprar um imóvel na planta? Ou você prefere comprar um já pronto e decorado? Veja então as nossas dicas práticas para encontrar seu imovel ideal.

 

2 thoughts on “VOCÊ VAI SE MUDAR EM BREVE?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *