APARTAMENTO COMPRADO NA PLANTA OU JÁ PRONTO E DECORADO?

Confira a melhor escolha de acordo com a suas necessidades e desejos

Por Mádia Santos Borges, Diretora de criação na BG Arquitetura

 

Na hora de escolher um apartamento, vários fatores são relevantes: preço, localização, número de cômodos, área de lazer… Para acertar de vez na escolha, nós sugerimos que seja colocado mais um item na lista: decoração. Sim, você pode escolher entre ele já ter sido projetado  e decorado por um profissional capacitado ou ele ser novo, comprado na planta ou recém finalizado pela construtora.

Em nome da praticidade

Muitas pessoas que estão comprando ou alugando seu primeiro apartamento optam pelo apartamento pronto por causa da praticidade: é, literalmente, entrar e morar. Executivos que, por força do trabalho, têm que viver em outra cidade também costumam ser fãs desta opção, já que a moradia, para eles, é basicamente funcional. Eles não têm nenhum tipo de apego em relação aos móveis, eletrodomésticos e outros itens decorativos da residência. O mesmo vale para pessoas que vão morar em outro estado por um tempo pré determinado. Um apartamento pronto já decorado, para elas, é o equivalente a um bom quarto de hotel, com a vantagem de ser bem melhor equipado.

Quem tem pressa de se mudar

Outro fator que faz que com que parte das pessoas escolha um apartamento pronto é a pressa. Contratos de locação que estão acabando, por exemplo, fazem com que a família não tenha muito tempo para se mudar e precise adequar-se à necessidade. Caso estejam indo para um apartamento menor – que não comporte seus móveis – optar por um imóvel decorado é a melhor solução, já que são pessoas que não têm tempo a perder.

Lar doce Lar

Se para alguns, adquirir um apartamento pronto e decorado é uma mão na roda, para outros é algo fora de cogitação. Na lista está a pessoa que sempre sonhou em ter uma casa do seu jeitinho, o casal que acabou de se casar e quer montar ambientes que representem os dois e aquela família que acredita que casa tem que ter história. Para este grupo, entrar e morar não é opção. São pessoas que gostam de construir o apartamento dos sonhos, mesmo que aos poucos, e deixá-lo com a sua cara.

Reformar é preciso

Pessoas que planejam alterar estruturalmente o apartamento ( leia-se demolir paredes, incorporar áreas a um cômodo, acabar com a dependência de serviço, etc…) costumam optar pela aquisição de apartamento novo, pela facilidade de fazer modificações. Podem também comprar um apartamento antigo e reformá-lo.

Em ambas opções, será importante ter mais tempo e dedicação para materializarem seu apartamento ideal. Importante saberem que deverão existir responsáveis pelo projeto e pela obra perante o seu condomínio, para que garantam a todos vizinhos segurança e tranquilidade.

Uma equipe de arquitetura será de fundamental importância para este grupo de pessoas. Importante será avaliar a real capacidade destes profissionais e sua expertise. Quanto mais obra, mais experiência deve ter esta equipe.

E qual o estilo adotar?

Assim como o profissional contratado deve ter know-How em construção, ele será a pessoa que, ao longo do processo do projeto, ajudará o cliente a definir o estilo que será impresso no projeto. Contemporâneo, Vanguardista, Clássico, Rústico, Industrial, Vintage ou Eclético. Se ainda não existe preferência, ele deverá orientar a partir da análise dos elementos que o cliente gosta e se identifica.

Apartamento Modelo Decorado

Para ajudar os clientes nas suas escolhas e mostrar o potencial que a planta arquitetônica tem, as construtoras investem e montam nos plantões de vendas de novos empreendimentos, apartamentos Modelo super bem decorados e planejados.

Quando isto acontece, o escritório de Arquitetura contratado, com base nas pesquisas de mercado do empreendimento, definem e montam os ambientes para um cliente fictício. Definem o estilo deste público, a escolhem materiais , acabamentos, móveis, equipamentos e todos objetos decorativos. O objetivo principal é encantar!

Veja abaixo imagens de apartamentos Modelo que o nosso escritório já projetou e materializou para diversas construtoras:

Apartamento Conceito para um público jovem no Empreendimento Urban Concept-Cyrela, em P. Alegre. Estilo Contemporâneo, com obras de arte e peças de Design. Cozinha integrada com a sala e segundo dormitório transformado em Home Office , com possibilidade de receber um hóspede eventual.

Apartamento Conceito no Empreendimento Faenza- Construtora Winter, em Novo Hamburgo. Estilo Contemporâneo com detalhes de materiais como o cimento no piso e paredes oriundos do Estilo Industrial.

Detalhe da sala de Jantar configurada ao fundo da sala. Toda ela refletida em painéis de espelho. Escolha de Tecidos com uso de cores neutras e contrabalançada pelo amarelo vibrante.

Dormitório/ Home office do Apartamento Conceito no Empreendimento Cobalto da Construtora Rotta Ely em P. Alegre. Uso de mobiliário sustentável, como a cama de Pallet.

Detalhe nas paredes de um elemento clássico: Boiseries. A mescla com mobiliário de Design assinado, como a Mesa Saarinen  e as poltronas Mademoiselle do designer Philippe Stark, conferem um estilo eclético ao apartamento.


Gostou de nossas dicas e dos apartamentos modelo?

Se você pensa em se mudar em breve, que tal ter mais dicas para facilitar a sua mudança de casa ou de escritório?

Mande um comentário para nós, contando quais suas dúvidas na hora de escolher seu apartamento.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *