Em 1991, recém formadas,  Mádia Borges  e  Cynthia Garcia  uniram seus sobrenomes e fundaram a Borges & Garcia Arquitetura. Naquele momento, ambas acumulavam experiências de estudos e estágios no exterior, de onde trouxeram a certeza de que só poderiam destacar-se no mercado se investissem em aprimoramento constante, criando condições para oferecer diferenciais de qualidade e de bom atendimento a seus clientes. Era o que precisavam para dar início a uma empresa que agregaria tudo o que entendiam ser fundamental para a construção de uma trajetória sólida no tão competitivo mercado gaúcho. A certeza de estarem no caminho certo veio com o primeiro prêmio já na estréia profissional: uma loja de produtos esportivos projetada e montada para a inauguração do Shopping Praia de Belas, eleita "Melhor Projeto" no Concurso Credicard Praia de Belas.

Esse início próspero apenas aumentou mais a certeza da importância do aprimoramento constante. Tal determinação significou cursos de pós-graduação, especialização em diversas áreas correlacionadas à sua atividade principal e a outras, não diretamente ligadas à arquitetura, mas fundamentais para a gestão do negócio. Em 1995 , o escritório incorporou a nova sócia, Rosandra Gaspodini , que passou a integrar o organograma da empresa, somando novas competências à equipe. Em 2002, a empresa adotou o nome fantasia BG Arquitetura e o atual logotipo.

Provavelmente, o sucesso daquele primeiro projeto, tenha servido como indicador para a direção que o escritório naturalmente tomou durante seu desenvolvimento. Os projetos comerciais tornaram-se carro-chefe da BG, com lojas e franquias, concessionárias de automóveis, bares e restaurantes, consultórios médicos, escritórios e sedes de empresas. Como uma extensão natural desse trabalho, os projetos destinados à arquitetura efêmera ganharam importância, desde estandes em feiras até a concepção arquitetônica integral de eventos e mostras. Da mesma forma, e desde o princípio da construção do escritório, a arquitetura de interiores residencial foi incorporada com sucesso aos serviços da BG.

Todos clientes vêem-se fundamentalmente atraídos pelo atendimento profissional e ao mesmo tempo personalizado, baseado no planejamento e organização. As normas da ISO implantadas e seguidas pelo escritório primam pelo desejo das sócias e de seus colaboradores de contar com um processo de trabalho metódico, capaz de gerenciar prazos e verbas com o mesmo entusiasmo e rigor dedicado à escolha de materiais e definição de estilos.

Ao longo de sua trajetória, a BG Arquitetura não desenvolveu apenas projetos, mas sim parcerias duradouras com clientes e fornecedores, fruto de sua ética de trabalho e incansável disposição em evoluir e trilhar um caminho sólido e sobretudo ético.